Febras de porco com feijão preto

Guardar nos Favoritos

Ingredientes

  • Orégão: q.b.
  • Pimento (pequeno): 1
  • Tomate (médio): 1
  • Limão (pequeno): 1
  • Cabeças de alho: 2
  • Linguiças d’ terra: 6
  • Cebola (grande): 1
  • Feijão preto: 1/2 l
  • Febras de porco: 4
  • Sal: q.b.

Preparação

Febras: Pise o alho misturando salsa e um pouco de malagueta. Faça cortes finos nas febras e tempere-as cuidadosamente com a mistura e ponha e sal a gosto. Junte cebola picada e um fio de azeite e deixe no tempero durante pelo menos meia hora.

Não se esqueça de reservar pelo menos seis dentes de alho para utilizar mais tarde. Coloque uma colher de azeite, uma colher de sopa com de manteiga e três dentes de alho picado na frigideira e aqueça-a em lume brando. Coloque as febras na frigideira virando de lado após 2 minutos até cozer e adquirir a cor ao seu gosto.

Junte metade de uma cebola e coloque-a numa travessa com uma pitada de orégão e deite-lhe em cima as febras e o molho da frigideira. Coloque mais folhas de orégão, muitas gotas de limão e a outra metade da cebola, em fatias. Prefira as febras de porco da criação tradicional cabo-verdiana é um animal criado para uso de família e amigos na celebração de datas especiais tendo por isso um tratamento e uma alimentação saudável que resulta num sabor especial da carne. A nível nacional pode ser encomendado nos talhos.

Feijão: Lave o feijão e ponha a cozer, de preferência numa panela de pressão. Deixe no lume até estar bem cozido e a seguir faça um refogado com linguiças, cebola e tomate e junte ao feijão quente. Não precisa de azeite ou óleo pois a gordura libertada pelas linguiças será o suficiente e mais saborosa. Reforce o tempero da feijoada com os dentes de alho que guardou, salsa, tomate ou polpa de tomate e sal a gosto. Deve escolher feijão natural que pode encontrar em qualquer mercado municipal em Cabo Verde. Onde também pode encontrar as Linguiças d’ terra, enchidos de porco sem conservantes e típicos do interior da ilha de Santiago.

Escolha com atenção de modo a evitar as com mais gordura. Não se deixe levar pela conversa doce das vendedoras mas compre papaia madura, que aconselhamos como sobremesa leve e digestiva para o nosso prato. O prato encontra-se habitualmente disponível “a la carte” nos restaurantes com mais tradição, como por exemplo, o restaurante Panorama no Plateau; restaurante So Sabi na Achada Santo António ou no self-service no Chez Loutcha no Calhau em São Vicente. Na Boa vista vá a praça da vila de Sal Rei e procure no restaurante da Santa.

Partilhar Receita: Febras de porco com feijão preto



Comente esta receita!



 Faça o seu livro de Receitas!

 Guardar as Receitas Favoritas!

 Crie a sua lista de Compras!

 Partilhe as suas Receitas!

Criar conta